4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

BBC NATURE: Brinicle - Dedo Gelado da Morte filmado na Antártida.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

30 novembro 2011


Este é um vídeo da BBC mostrando o fenômeno. Um brinicle é formado quando salmoura (água salgada saturada - mais densa e mais fria que a água do mar em torno dela) vaza através do gelo da superfície e cai no fundo mar gelado.

No processo, a água em redor congela instantaneamente formando um tubo oco que depois de bater no fundo do mar, forma um leito congelado, paralisando e matando tudo em seu caminho.

Confira o Vídeo - Watch the video


Os lentos ouriços e estrelas do mar são totalmente indefesos à sua ação aniquilante que parece ainda mais dramática quando filmadas através de câmeras de lapso de tempo.

Aí o espetáculo ganha contornos hollywoodianos de extermínio em massa, com um raio criogênico deixando seu rastro de morte. Produzido pela BBC para o título Frozen Planet com o tipo de produção que você pode conferir na foto.
  

A propósito, brinicle é um termo em inglês formado pela contração de duas palavras (brine + icicle) que poderiam ser traduzida como "salmoura" e "pendente de gelo", respectivamente.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲