4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Blog Sou Ecológico - Curso a Distância de Educação Ambiental pelo SENAI - Parte 1

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

15 outubro 2012


ECOLOGIA

Agora vamos estudar sobre Ecologia. Você sabe o que é Ecologia e o que ela tem a ver conosco? As informações abaixo ajudarão você a descobrir por que a Ecologia faz parte de nossa vida.

Ecologia é o estudo de nossa casa (planeta). Dentro dela existem vários cômodos (camadas) e os seres vivos que a habitam.

A palavra ECOLOGIA deriva do grego, assim sendo:

ECO = oikos = casa
LOGIA = logos = estudo

O termo "ECOLOGIA" foi criado por Hernst Haekel, em 1869, e significa, em seu sentido mais amplo, "o estudo das relações dos seres entre si e o ambiente com que estes convivem".

Como esses seres se relacionam? O que comem? Como dormem? É o que veremos a seguir.

Biosfera


Apesar de a Terra ser "a grande casa" de todos os seres, a vida só é possível numa camada muito estreita denominada Biosfera. É na Biosfera que todos os seres vivos encontram os elementos básicos necessários para todos os processos da vida, tais como: luz, calor e água. Biosfera significa "camada da vida".

Esta camada chega a 7 km acima do nível do mar e cerca de 6 km abaixo deste nível. No total não ultrapassa 15 km. A sua representatividade de espaço quando comparada com os 14.000 km, que é o diâmetro total da Terra, não chega a ser tão significativo.

A Biosfera é subdividida em três regiões:

  • Atmosfera – é representada pela camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra e envolve a hidrosfera e a litosfera.
  • Hidrosfera – é representada pelas águas dos rios, lagos e oceanos.
  • Litosfera – é representada pelo solo e por rochas.

A composição da Biosfera varia continuamente como resultado da atividade biológica de todas as espécies que nela vivem. Esta composição vem sendo alterada ao longo de milhões de anos, desde a formação do planeta e, graças a isto, diversas formas de vida surgiram e evoluíram. O ser humano é uma das espécies mais novas que surgiram na Terra. Todos os outros seres vivos surgiram bem antes, a exemplo dos dinossauros.

Ecossistema / Habitat

Ecossistema

É um espaço onde ocorrem as relações entre os seres vivos e o ambiente em que estes habitam. Todo o Ecossistema é constituído de elementos Abióticos e Bióticos. Os Abióticos são elementos referentes ao meio físico como ar, solo, água e todos os minerais. E elementos Bióticos se referem aos seres vivos como, por exemplo, as árvores e os animais.

Em um Ecossistema, as árvores utilizam a luz do sol e os sais minerais para se desenvolver e crescer e, também, servem de alimentos para outros seres vivos ali presentes.

Habitat

Habitat é o local onde uma espécie vive e de onde ela retira tudo que é necessário para a sua sobrevivência.

Por exemplo, o habitat dos peixes é composto das águas dos rios ou mares. São nessas águas que eles encontram seus alimentos e as condições necessárias para sua vida.

Já o habitat dos pinguins são as regiões geladas do sul do planeta. O gelo e a temperatura baixa dão aos pinguins características especiais que não lhes permitem sobreviver em lugares quentes.

Já as onças vivem em habitats de florestas tropicais, onde encontram seus alimentos e todas as condições para sua vida.

Tipos de seres

A natureza tem vários tipos de seres vivos com diferentes formas e funções. Esses seres se relacionam como poderemos ver a seguir:

Seres produtores ou fotossintetizadores - são seres capazes de utilizar a luz do sol para produzir seu próprio alimento. Também são chamados de seres AUTÓTROFOS, ou seja, que produzem sua própria energia. Exemplo: as plantas.

Seres consumidores - são seres que necessitam de outros seres para se alimentarem já que não possuem a capacidade de transformar a luz do sol em alimento, como fazem as plantas. Também, são chamados de seres HETERÓTROFOS. Exemplos: animais, como o boi que se alimenta das plantas.

Seres decompositores - São seres que fazem a decomposição (apodrecimento) de animais ou plantas, transformando-os em substâncias simples para que as plantas as absorvam. Exemplos: microorganismos como fungos e bactérias.

CADEIAS ALIMENTARES

Nas cadeias alimentares, uma espécie pode servir de alimento para outra, e esta por sua vez para outra, e assim sucessivamente. Ao morrer, através da ação dos seres decompositores, uma espécie, pode se transformar em nutrientes para o solo, os quais serão absorvidos pelas plantas que servirão de alimento para outras espécies, dando continuidade a um ciclo perfeito, no qual nenhum resíduo é gerado.

Exemplos:

Na água, os peixes menores se alimentam de plantas aquáticas. Os peixes maiores se alimentam dos pequenos, e estes servem de alimento para as garças. Já os jacarés se alimentam das garças e quando morrem são decompostos por fungos e bactérias, dando, assim, continuidade ao ciclo da Cadeia Alimentar. 

Na terra, os insetos servem de alimento para os sapos. Estes, por sua vez, servem de alimento para as cobras, que são alimentos dos gaviões. Estes, quando morrem, são decompostos por fungos e bactérias, dando assim continuidade ao ciclo.


Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲